terça-feira, 26 de maio de 2009

Musica e Poema que contem Figuras de Linguagem

Musica:
Refrão de Bolero
Engenheiros do Hawaii
( Humberto Gessinger )
Eu que falei: Nem pensar
Agora eu me arrependo
Roendo as unhas
Frágeis testemunhas
De um crime sem perdão...
Mas eu falei
nem pensar
Coração na mão
Como o refrão de bolero
Eu fui sincero
Como não se pode ser...
E um erro assim, tão vulgar
Nos persegue a noite inteira
E quando acaba a bebedeira
Ele consegue nos achar...
Num bar!
Com um vinho barato
Um cigarro no cinzeiro
E uma cara embriagada
No espelho do banheiro...
Teus lábios são labirintos
Que atraem os meus
Instintos mais sacanaso
teu olhar sempre distante
sempre me engana
Eu entro sempre na tua dança de cigana....
Eu que falei
Nem pensar
Agora me arrependo
Roendo as unhas
Frágeis testemunhas de um crime sem perdão
Mas eu falei sem pensar
Coração na mão
Como o refãro de um bolero
Eu fui sincero como não se pode ser
Teus lábios são labirintos
Que atraem os meus
Instintos mais sacanaso
o teu olhar sempre me engana
É o fim do mundo
todo dia da semana. (2x)
Teus lábios são labirintos
Que atraem os meus
Instintos mais sacanaso
o teu olhar sempre me engana
É o fim do mundo
todo dia da semana.
Nessa estrofe acima existe duas Figuras de Linguagem que você pode perceber que estão grifadas de verde.
A dois tipos de Figuras de Linguagem nessa estrofe, que são Metáfora e Hiperbole.
Metáfora é um tipo de comparação sem os conectivos como, quando e tal.
" Teus lábios são labirintos "
Hiperbole exagero de uma expressão.
" É o fim do mundo "
Poema:
O mundo do menino impossível (Jorge de Lima)
Fim de tarde,boquinha da noite
com as primeiras estrelas
e os derradeiros sino
Entre as estrelas e lá detrás da igreja,
surge a lua cheia
para chorar com os poetas.
E vão dormir as duas coisas novas
desse mundo:
o sol e os meninos.
* - Boquinha da noite - exemplo de Catacrese. Substui a palavra começo/início por boquinha.

Um comentário:

  1. Gostei dos exemplos... Eu tinha que fazer um trabalho e ai me ajudou de mais...

    ResponderExcluir